A revisão do PASEP é necessária porque os bancos não estão corrigindo corretamente os valores em conta que os servidores têm direito. Ou seja, a inflação segue aumentando, mas o dinheiro do servidor não está acompanhando esse aumento no PASEP.
Todos os Servidores Públicos mais antigos têm um número PASEP quando entram no cargo, esse número é uma espécie de conta onde são depositados os valores deste programa.
Conforme o servidor público vai trabalhando, são acumulados valores ao patrimônio dele, para que sacasse essa quantia quando fosse se aposentar no futuro.
O objetivo é garantir que o servidor receba um valor que o ajude a guardar algumas economias no fim da sua carreira, ou seja, na sua aposentadoria.
Entenda mais sobre o assunto e saiba como solicitar a sua revisão PASEP!
A Lei criada no ano de 1970 é destinada apenas ao servidores que ingressaram no serviço público até o dia 17 de agosto de 1988, e apenas nas categorias abaixo:
O PASEP era administrado pelo Banco do Brasil, e o que se diz é que o BB utilizou dos valores debitados no fundo deste programa para fazer investimentos e que as correções para os servidores estão defasadas.
Acontece que o Banco do Brasil não inclui alguns rendimentos decorrentes de aplicações destes valores, por isso a necessidade de solicitar a revisão deles.
Em pesquisas realizadas nos processos que circulam na justiça, pudemos analisar que o Banco do Brasil não contesta o cálculo e o juiz acata o valor da petição inicial.
A Justiça reconheceu que é obrigação do banco fazer a adequada gestão do dinheiro administrado por ele. Esses processos e valores se tratam de recomposição da conta PASEP considerando as normas de valorização oficiais.
Nenhum dos cálculos apresentou evolução e eles apontam diferenças a pagar, sem critério ou lógica de cálculo compatível com a estrutura de cálculo do PASEP.
Explicamos até aqui sobre o PASEP e nós sabemos que existem muitas dúvidas entre o PIS e o PASEP. Então, vamos lá!
Tanto o PIS quanto o PASEP, foram criados em 1970 no governo de Emílio Garrastazu Médici, e o objetivo dos dois benefícios sempre foi o de amparar o trabalhador. Os dois estão sob revisão de cálculos na justiça a quem solicita.
Tanto o PIS quanto o PASEP são dois programas de contribuição social, mas com objetivos distintos. O PIS é voltado para trabalhadores da rede privada com registro de carteira assinada e o PASEP é destinado aos funcionários públicos.
Agora que simplificamos a diferença entre o PIS e PASEP, vamos falar sobre como solicitar a revisão do PASEP que é o nosso foco aqui.
Primeira coisa a se fazer quando for solicitar a revisão PASEP, é pedir ao banco os extratos integrais da conta em que foram feitos os depósitos durante todo tempo que o servidor prestou serviço e levá-los a um advogado especialista.
Com estes extratos em mãos, o advogado irá fazer os cálculos para saber se os seus valores estão defasados.
A partir do momento em que for confirmado isso, o advogado que geralmente trabalha em conjunto com um contator nestes casos, entrará com uma ação na justiça solicitando a correção dos valores.
O advogado orienta bem os seus clientes para que a documentação esteja completa e o processo encaminhe normalmente na justiça até ser julgado.
Os principais documentos que você vai precisar apresentar são os seguintes:
Existe um prazo para solicitar essa revisão do PASEP, e nós queremos que você se lembre bem dele para ter direito ao que é seu. Então anota aí essa informação importante!
Tem direito a revisão quem sacou o PASEP há menos de 5 anos ou nunca sacou, o chamado prazo prescricional dado pelo Código Civil.
O prazo para solicitação vai até o dia 03/05/2022 para fazer uma ação judicial.
Pedir a revisão do PASEP é um direito seu e que não deve ser deixado de lado. O processo não é tão burocrático quanto se imagina e, ao final de tudo, certamente você vai agradecer por ter tomado essa decisão!
Quer saber mais sobre o assunto e tirar dúvidas? Então, entre em contato pelo WhatsApp e saiba mais sobre o assunto!